INTRODUÇÃO

 

O Programa PIBIC – Programa Institucional de Iniciação Científica - foi criado pelo CNPq na década de 1980, tendo os seguintes objetivos:

 

Despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação.

Contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores.

Propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa para alunos de graduação.

Estimular uma maior articulação entre a graduação e a pós-graduação.

Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa.

Contribuir de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.

Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artística-cultural.

Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

 

Programa PIBIC no IPEN teve início em 1994 e, institucionalmente, como CNEN, a partir de 2003. Após todos esses anos, pode-se observar a efetividade do Programa, pela concretização de vários dos objetivos expostos acima. Os alunos que passam pelos Programas de Iniciação Científica e ingressam em Programas de Pós-graduação, por exemplo, são alunos que se destacam e apresentam desempenho superior em relação aos outros, tanto nas atividades de laboratório quanto na desenvoltura ao realizarem apresentações orais e de pôsteres.

 

A partir de agosto de 2010, a CNEN passou a participar também do Programa PIBITI - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, que tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

 

A quota inicial de bolsas do Programa PIBITI recebida pela CNEN foi de 15 bolsas que foram distribuídas entre as unidades vinculadas à CNEN, tendo por base a demanda e também levando em consideração a proporcionalidade em relação à capacidade de orientação, representada pelo número de doutores em cada unidade.

 

A distribuição das bolsas entre as unidades vinculadas à CNEN, que participam dos Programas PIBIC e PROBIC, no período agosto de 2009 a julho de 2010 é mostrada na tabela abaixo.

 

 

 

Unidade

 

Bolsas

 

CNPq/PIBIC

Bolsas

 

CNEN/PROBIC

CDTN

25

14

CRCN-CO

-

3

CRCN-NE

3

9

IEN

9

6

IPEN

63

24

IRD

15

1

LAPOC
-
3

 

Os Seminários de Avaliação dos Programas de Iniciação Científica da CNEN têm sido eventos de integração, contando com a participação, além dos bolsistas do IPEN (São Paulo), de bolsistas vindos de Minas Gerais (CDTN e LAPOC), Rio de Janeiro (IEN e IRD) e Recife (CRCN-NE). Os alunos do CRCN-CO (Goiânia) participam, neste ano, do Livro de Resumos.

 

Neste ano, que é o Ano Internacional da Química, foi escolhido o nome de Antoine Laurent de Lavoisier para ser o cientista homenageado. Ele é considerado o Pai da Química Moderna, criador da Lei da Conservação da Matéria "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

 

Comitê Gestor
PIBIC – PROBIC - PIBITI

 

 

 

CD-ROM Multimídia
Copyright 2011© - Todos os direitos reservados.
XVII Seminário Anual PIBIC, VIII Seminário Anual PROBIC
e I Seminário Anual PIBITI - 2011