INTRODUÇÃO

O Programa PIBIC – Programa Institucional de Iniciação Científica - foi criado pelo CNPq na década de 1980 para despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre os estudantes de graduação. Para o estudante, esta é uma oportunidade de dar o primeiro passo na iniciação à pesquisa e ter contato com o dia-a-dia dos pesquisadores, nas mais diversas áreas de atuação.

 

O Programa PIBIC no IPEN teve início em 1994 e, a partir de 2003, essa participação foi estendida aos outros institutos da CNEN: CDTN, CRCN-NE, IEN e IRD. Nessa mesma oportunidade, foi instituído o Programa de Bolsas de Iniciação Científica da CNEN – PROBIC, financiado com recursos da própria CNEN. Desde então, os Seminários de Avaliação têm sido eventos de integração, com a participação de alunos vindos de Minas Gerais (CDTN), Rio de Janeiro (IEN e IRD) e Recife (CRCN-NE). A participação dos institutos vinculados à CNEN nos programas PIBIC e PROBIC foi incrementada. Participam, além dos cinco Institutos já tradicionais – CDTN, CRCN-NE, IEN, IPEN e IRD, o LAPOC e o CRCN-CO. O CRCN-CO passou a integrar o programa a partir de 2010 e por isso não apresenta resumos de seus alunos nesta publicação.         

 

A qualidade da maioria dos trabalhos apresentados nos Seminários de Avaliação mostra que os Programas PIBIC e PROBIC têm cumprido a missão de despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação. Muitos alunos egressos desses Programas ingressaram em Programas de Pós-graduação, sendo alunos que apresentam um diferencial para seguir na carreira acadêmica.

 

A distribuição das bolsas entre as unidades vinculadas à CNEN, que participam dos Programas PIBIC e PROBIC, no período agosto de 2009 a julho de 2010 é mostrada na tabela abaixo.

 

 

Unidade

 

Bolsas

 

CNPq/PIBIC

Bolsas

 

CNEN/PROBIC

CDTN

22

13

CRCN-NE

5

7

IEN

9

6

IPEN

50

28

IRD

19

3

LAPOC

-

3

 

A classificação dos trabalhos dos alunos, participantes do evento, por área de conhecimento, no período 2009/2010, incluindo bolsas PIBIC e PROBIC, é mostrada na tabela a seguir.

 

2009/2010

 

CDTN

CRCN

IEN

IPEN

IRD

LAPOC

Ciências Exatas e da Terra

9

12

5

26

11

16

Engenharias

8

 

9

8

 

 

Ciências Biológicas

1

 

 

3

 

 

 

Neste ano, que é o Ano Internacional da Biodiversidade, foi escolhido o nome de Augusto Ruschi para ser o cientista homenageado Augusto Ruschi era autoridade mundial em beija-flores e orquídeas; foi um dos primeiros homens a denunciar os efeitos danosos do DDT (utilizado na agricultura) sobre a natureza; a enfrentar a ditadura militar e denunciar o início da derrubada da Floresta Amazônica; a prever a escassez de água no mundo; a prever o aquecimento global; a denunciar o efeito danoso da agricultura em larga escala, com fertilizantes e agrotóxicos. Atribui-se a ele a ideia original das reservas ecológicas como espaços de preservação de espécies. A palestra de abertura do evento será proferida pelo filho do homenageado, André Ruschi, que vem dando continuidade à obra de seu pai, pesquisando e elaborando teorias e metodologias sobre Educação Ambiental com crianças, projeto desenvolvido pela Estação Biologia Marinha Ruschi (instituição de pesquisas criada por Ruschi em 1970). No trabalho de André está a essência do trabalho de Augusto Ruschi: um profundo amor pela natureza, a pesquisa desenvolvida no campo e a necessidade de contribuir para a mudança indispensável à sobrevivência da vida no planeta.

 

 

Comitê Gestor


PIBIC - PROBIC

 

 

 

CD-ROM Multimídia
Copyright 2010© - Todos os direitos reservados.
XVI Seminário Anual PIBIC e VII Seminário Anual PROBIC - 2010