PALAVRA DO COORDENADOR

 

A iniciação científica representa o passo inicial e é fator primordial para motivar estudantes para a carreira de pesquisador. A concessão de bolsas de iniciação científica tem se mostrado um fator determinante no êxito de programas que buscam incentivar o contato do estudante com o mundo da pesquisa.


A CNEN participa atualmente de dois Programas do CNPq voltados a alunos de graduação: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, desde 2003 e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI, a partir de 2010. Além de participar desses programas, a CNEN promove o Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PROBIC, com recursos próprios.


O acompanhamento dos bolsistas egressos dos Programas PIBIC/PROBIC e que ingressaram na pós-graduação comprova que a participação em Programas de Iniciação Científica se revela um diferencial no desenrolar da vida acadêmica desses alunos. Além disso, o processo de avaliação desses bolsistas, por meio dos Seminários Anuais, é uma ferramenta muito importante, uma vez que o formato adotado, que inclui a elaboração de pôsteres, a apresentação oral dos trabalhos e a elaboração de resumos estendidos para publicação no Livro de Resumos, representa um ganho de qualidade incontestável na formação desses estudantes, e cumpre um dos objetivos primordiais desses Programas que é fomentar o ingresso na pós-graduação.


Neste ano temos, além dos bolsistas da CNEN, a participação de estudantes do CTMSP – Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo e do IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.


O Comitê Institucional tem sempre procurado atender da melhor maneira possível às demandas das diversas unidades da CNEN, zelando para que os processos envolvidos nos Programas PIBIC, PROBIC e PIBITI ocorram dentro do que é preconizado pelo CNPq. Mais uma vez, os esforços desse Comitê, visando o incremento do número de bolsas, foram bem sucedidos. Tivemos para o período agosto de 2010 a julho de 2011 um aumento de 20 bolsas na quota PIBIC do CNPq para a CNEN, que passou de 130 pra 150 bolsas.


Agradeço aos Coordenadores e integrantes dos Comitês Locais PIBIC/PROBIC/PIBITI e à Comissão Organizadora, que contribuíram decisivamente para a realização e o sucesso deste evento.


Agradeço também aos bolsistas e orientadores pela dedicação e empenho na condução de seus trabalhos.

 

 

 

José Carlos Bressiani


Coordenador dos Programas de Iniciação Científica da CNEN

 

 

 

CD-ROM Multimídia
Copyright 2012© - Todos os direitos reservados.
XVIII Seminário Anual PIBIC, IX Seminário Anual PROBIC
e II Seminário Anual PIBITI - 2012