LIVRO RESUMO 2018

.:: 13 e 14 de dezembro de 2018 ::.
"Venha cá, Watson, preciso de você"

.:: Homenageado ::.

graham-bell

Alexander Graham Bell
1847-1922

Biografia

bell

O INVENTOR DO TELEFONE

 

Alexander Graham Bell, nasceu em Edinburgh, Escócia.

Seu pai, Alexander Melville Bell (1819-1905), também inventor, havia criado um sistema de educação para surdos. Em 1873, Bell se tornou professor de fisiologia vocal na Universidade de Boston, onde começou a fazer experimentos com acústica e desenvolveu alguns conceitos para transmitir a fala eletricamente.

Essa idéia acabou levando à invenção do telefone.

A primeira conversa totalmente compreensível ao telefone ocorreu quando Bell, em uma sala, chamou seu assistente, Thomas Watson, em outra: "Venha cá, Watson, preciso de você".

Watson ouviu o chamado por meio de um receptor conectado ao transmissor que Bell projetara.

Embora Elisha Gray (1835-1901) tenha construído o primeiro receptor com um diafragma eletromagnético em 1874, ele não conseguiu chegar ao projeto de um transmissor funcional antes de Bell.

Bell trabalhou exaustivamente, experimentando vários tipos de mecanismos, enquanto Gray desanimou e parou no meio do caminho. Incrivelmente, ambos solicitaram a patente de seus projetos no escritório de patentes de Nova York no mesmo dia: em 14 de fevereiro de 1876.

Bell venceu Gray por apenas duas horas. Depois, Gray chegou a contestar a patente de Bell, mas a Suprema Corte americana decidiu em favor deste último.

Em 1877, Bell fundou a Companhia Telefônica Bell, que, mais tarde, tornou-se a American Telephone & Telegraph (AT&T), a maior companhia telefônica do mundo. A Telefônica Bell abriu a primeira linha transcontinental, de Nova York a São Francisco, em 1915.

Além da invenção do telefone, que deu a Bell muito dinheiro e fama, ele também inventou o fotofone e o audiômetro, além das gravações fonográficas em chapas ou cilindros revestidos com cera. Graham Bell se aposentou, mas continuou ativo como coordenador do Instituto Smithsonian, em Washington.

Bell teve 18 patentes concedidas em seu nome e outras doze que compartilhou com seus colaboradores. Estas incluem 14 para o telefone e o telégrafo, quatro para o photophone, uma para o fonógrafo, cinco para veículos aéreos, quatro para hidroaviões, e duas para uma pilha de selênio.

Quando morreu, em sua casa de Baddeck, no Canadá (na condição de cidadão dos EUA), todos os telefones dos Estados Unidos, em sinal de luto, foram silenciados por um minuto, numa última homenagem ao homem que havia dado ao mundo um dos mais eficientes meios de comunicação.

 

bell1bell2 bell3

 

 

 

.:: 13 e 14 de dezembro de 2018 ::.

 

* Resolução ideal: 1024 x 768 ou superior *


Programação Instrução Arquivos
Inscrição Organização Ex-alunos
Fotos Destaques Gravações
Local Contato  

Copyright 2017© - Todos os direitos reservados.
XXIII Seminário Anual PIBIC, XIV Seminário Anual PROBIC e VII Seminário Anual PIBITI - 2017